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Feedback: A verdade nos negcios

preciso tomar muito cuidado quando se fala em verdade no mundo dos negcios, afinal de contas, ela

O ser humano s diz que algo verdadeiro ou mentiroso, baseando-se no prprio conhecimento, na expe

No ambiente de trabalho, fundamental ter como referncia os fatos para comunicar as verdades e ter em mente quais os resultados esperados, ou seja, saber se agregaro valor para o relacionamento profissional e para os negcios.

Apesar dos possveis riscos, como ms interpretaes e falta de compreenso por parte do receptor, a franqueza a melhor opo, pois permite um dilogo mais rico, com discusso e debate de idias. O que pode gerar problema nesse tipo de conversao so as verdades provisrias e eventuais mentiras camufladas de bons argumentos. Quando franco, oprofissional desafia o status quo, ou seja, tira as pessoas da famosa zona de conforto. Jack Welch diz que a franqueza funciona porque desembaraa.Obviamente que o problema no falar a verdade, mas sim saber como desenvolv-la em um discurso. Por isso, h dois nveis para comunic-la:

Nvel de Comportamento
As verdades podem ser ditas em forma de feedback e, para que seja um processo til, importante levar em considerao os seguintes aspectos:
* Ser descritivo em vez de avaliativo: evitar julgamentos ao relatar uma situao reduz a necessidade de se reagir defensivamente.
* Quebrar a resistncia: reconhea algo positivo antes de dizer a verdade ao outro, caso seja pertinente.
* Ser especfico em vez de genrico: em vez de dizer a algum voc ?, descreva seu comportamento em determinada situao.
* Ser focado nos comportamentos que o outro pode modificar, caso contrrio ter um colega de trabalho frustrado.
* Ser oportuno: d um feedback logo aps o comportamento em questo, porm importante observar a abertura do outro para ouvi-lo.
* Ser pontual: quanto mais objetivo for, mais impacto vai gerar e maiores as possibilidades de melhorias.
* Ser franco: quanto mais franqueza tiver na comunicao e menos enrolar, mais segurana voc ter para falar a verdade.

Nvel de Negcios
Comunique a verdade quando for agregar valor ao trabalho e traga informaes teis para o crescimento dos negcios. Lembre-se de:
* Basear-se em fatos.
* Apresentar solues em vez de relatar problemas.
* Evitar triangulao na comunicao, ou seja, evite falar de um terceiro que no esteja presente na reunio.
* Estimular o debate colocando hipteses para as verdades em questes.
* Focar em resultados.

Mesmo aps tomar todas as precaues necessrias para comunicar uma verdade a algum, possvel que o indivduo ainda no esteja preparado ou, simplesmente, que no queira ouvi-la. Isso pode ocorrer por diversos motivos: personalidade forte, falta de compreenso, teimosia ou at mesmo por questo de orgulho (no dar o brao a torcer para uma opinio diferente). Em situaes como essa, evite causar mais incmodos e mostre que tentou dar sua contribuio para um debate mais franco e produtivo, que foge do lugar-comum e dos famosos clichs.

Sua tentativa, se no influenciar diretamente em novas aes de transparncia, ao menos servir como exemplo para aqueles que insistem em manter discursos de excelente retrica, mas que no trazem solues tanto para os negcios da empresa quanto para os membros da equipe.

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