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5 Tcnicas de Vendas para voc no utilizar em seu negcio

Voc e seus vendedores esto utilizando as tcnicas corretas?

Fizemos uma seleo de 5 tcnicas de vendas que ainda hoje so ensinadas por alguns palestrantes.

Ol, tudo bem com voc?
Espero que sim.

Hoje vamos falar sobre vendas.Mais um final de ano chegando e voc mais do que ningum quer aproveitar o aquecimento do mercado para fazer muitas vendas. Nada mais justo, afinal, voc abriu sua empresa pra isso. S que s vezes, voc chega no final de dezembro e percebe que no conseguiu vender tanto quanto gostaria. E a voc se pergunta: mas porqu? A loja estava sempre cheia!

Antes de mais nada, preciso verificar se voc e seus vendedores esto utilizando as tcnicas corretas de vendas. De repente, aquelas antigas tcnicas utilizadas por seu Pai (ou seu av em alguns casos), j no servem mais. As geraes mudam e os discursos tambm. J pensou nisso?

Infelizmente, vendedores novos tendem a partir logo para o ataque. Pode no parecer, mas o que mais contribui para que uma venda no se conclua mostrar para um cliente que voc est tentando vender alguma coisa pra ele. Nada cria mais resistncia do que a velha e simples abordagem de vendas. Antes de mais nada, quem entra no seu comrcio (ou prestadora de servios) quer ser bem atendido e se sentir vontade e no coagido a comprar alguma coisa. Parece contraditrio, mas assim que funciona.

Fizemos uma seleo de 5 tcnicas de vendas que ainda hoje so ensinadas em alguns seminrios e convenes. Todas elas so furadas. Preste ateno, pois se aplic-las, o mximo que voc ir conseguir irritar os seus clientes. Por isso, fuja delas!

Tcnica #1: A Venda Pretensiosa
Definio: Voc pede para o cliente tomar uma deciso sem sentido e assume que a deciso de compra realmente foi feita.
Exemplo: Voc quer o produto na cor branca ou laranja neon?.
Resultado Esperado: O cliente diz sua preferncia e voc j fecha o pedido.
Resultado Real: O cliente olha pra voc com cara de poucos amigos e diz: Eu no disse que eu ia comprar alguma coisa!.

Tcnica #2: A Venda Peixe Voador
Definio: Voc promete algo valioso, mas retira o benefcio se a deciso de compra no for feita agora.
Exemplo: Ns temos uma oferta especial, um desconto de 30%, mas apenas para clientes que comprarem AGORA.
Resultado Esperado: O cliente diz: Uau! Ento melhor eu comprar agora mesmo. Onde eu assino?.
Resultado Real: O cliente diz: Voc deve achar que eu sou um idiota se pensa que no posso ter um desconto desses, seno um melhor, se eu esperar por mais algum tempo.

Tcnica #3: A Venda Cachorrinho
Definio: Voc deixa o cliente experimentar o produto gratuitamente na esperana de que ir se apaixonar por ele.
Exemplo: Ns lhe daremos o produto de graa, para sua avaliao e apenas lhe cobraremos se voc gostar dele e no quiser devolv-lo.
Resultado Esperado: O cliente vai amar o produto e nunca mais vai pensar em devolv-lo, lhe pagando o devido valor.
Resultado Real: O cliente vai usar o produto pelo perodo de teste, vai devolv-lo e em seguida vai procurar seu concorrente para pedir outro perodo de teste com o produto dele e assim continuar fazendo at que no encontre mais ningum que queira emprestar seus produtos gratuitamente.

Tcnica #4: A Venda Reversa
Definio: Voc faz uma pergunta a um cliente que est dizendo no, de modo que ela suscite um no, mas que na verdade significa um sim.
Exemplo: Existe alguma razo pela qual voc no faria negcios com nossa empresa?.
Resultado Esperado: O cliente diz no e voc diz Legal! Assine aqui!.
Resultado Real: O cliente diz sim e ainda fala pra voc que ele nunca faria negcios com algum que usa uma manobra de vendas to ridcula como essa.

Tcnica #5: A Venda do Sim
Definio: Voc faz com que o cliente responda uma srie de questes, que naturalmente traro o sim como resposta, criando uma espcie de dinmica coercitiva para se chegar ao sim final.
Exemplo: Voc espera por um servio de primeira classe?, Voc acredita que merece o melhor?, Voc sempre procura pelo melhor custo-benefcio?, Voc no vai aproveitar esta oportunidade para conseguir o melhor valor pelo melhor servio?.
Resultado Esperado: O cliente diz finalmente SIM e assina o contrato.
Resultado Real: O cliente o coloca pra fora do escritrio, por faz-lo desperdiar seu precioso tempo com tantas perguntas infames.