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Pesquisa de mercado: Conceitos Bsicos

Em plena era da informao essencial para uma organizao saudvel coletar dados

Uma pesquisa de mercado bem feita pode dar a qualquer empresa, um retrato fiel de que tipos de novos produtos ou servios podem lhe trazer lucro. Para produtos e servios que j esto sendo comercializados, uma pesquisa de mercado pode dizer claramente se as empresas esto no caminho certo, indo de encontro s necessidades e expectativas dos seus clientes. Ao pesquisar as respostas para questes especficas, proprietrios de pequenas empresas podem descobrir com preciso se eles precisam mudar o design da sua embalagem ou ajustar os seus mtodos de entrega, e at mesmo se eles devem considerar a oferta de servios adicionais.

Deixar de fazer pesquisa de mercado antes de iniciar um empreendimento comercial ou durante o seu funcionamento como dirigir um carro do Texas a Nova York sem um mapa ou sinais de rua, diz William Bill do Wealth Design Group LLC em Houston. Voc tem que saber em que direo viajar e quo rpido dever ir. Um plano de pesquisa de mercado indica onde esto e quem so seus clientes. Ele tambm ir lhe dizer quando eles esto mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus servios.

Quando voc realizar uma pesquisa de mercado, voc pode usar os resultados tanto para criar um plano de negcios (business plan) ou de marketing quanto para medir o sucesso de seu planejamento atual. por isso que importante fazer as perguntas certas, no momento certo, com as pessoas certas. Uma pesquisa mal feita pode guiar um negcio na direo errada e justamente isso o que voc no quer, estou certo?
A seguir, fiz uma relao de conceitos bsicos sobre pesquisa de mercado que podem ajudar voc a comear a sua prpria pesquisa e tambm mostro alguns erros que voc sempre dever evitar.

Tipos de Pesquisa de Mercado
A Pesquisa Primria: O objetivo principal dessa primeira pesquisa o de coletar informaes sobre seus resultados de vendas e do quo eficaz esto sendo suas aes de marketing. A pesquisa primria tambm avalia o plano de seus concorrentes, buscando lhe dar mais informaes sobre suas aes e movimentos no mercado.

Os mtodos de coleta de informaes da pesquisa primria podem incluir:
Entrevistas (por telefone ou pessoalmente);
Pesquisas (online ou pelo correio);
Questionrios (online ou pelo correio);
Grupos focais reunindo uma amostra de potenciais consumidores ou clientes, para receber feedback direto sobre um produto ou servio.
Algumas questes importantes ainda podem ser includas nessa pesquisa, por exemplo:
Que fatores voc considera ao comprar este produto ou servio?
O que voc gostou e o que no gostou sobre produtos ou servios atuais existentes no mercado?
Que reas voc sugere melhorar na empresa?
Qual o preo mais adequado para um produto ou servio?
Pesquisa Secundria: O objetivo da pesquisa secundria analisar os dados que j foram publicados por grandes instituies de pesquisa, como o IBGE e o IBOPE, por exemplo. Com esses dados possvel identificar concorrentes, estabelecer referncias e localizar alvos (target) mais segmentados onde voc possa atuar. Estes segmentos so aquela parcela da populao que se enquadra em seu target demogrfico pessoas que vivem certo estilo de vida, que exibem padres de comportamento especiais ou que se enquadram em uma determinada faixa etria.

A Coleta de Informaes
Se uma grande empresa j no pode se dar ao luxo de no conhecer seu mercado, uma empresa de pequeno porte no pode ter sucesso sem uma grande compreenso de seus clientes, de seus produtos e servios e do seu mercado de atuao. A competio na maioria das vezes cruel e feroz, e operar sem os parmetros de uma pesquisa de mercado pode dar aos seus concorrentes uma grande vantagem sobre voc.
Existem duas categorias distintas de coleta de informaes: a quantitativa e a qualitativa.

Mtodos quantitativos empregam anlise matemtica e exigem uma grande amostragem de dados. Os resultados destas informaes jogam luz sobre diferenas estatisticamente significativas. Quer um exemplo? Se voc tem um site e acompanha seus resultados, oGoogle Analytics timo lugar para extrair dados quantitativos. As informaes que ele traz todos os dias, podem ajud-lo a determinar como seus visitantes esto chegando ao seu site, quais palavras-chave pesquisadas nas buscas esto trazendo mais visitas, quanto tempo os visitantes esto permanecendo em seu site, de que pginas esto saindo e at de que tipo desmartphones eles esto acessando seu site.
Mtodos qualitativos vo ajud-lo a desenvolver e aperfeioar sua pesquisa quantitativa, como se voc fosse fazer uma sintonia fina em cima dos dados coletados. Eles podem ajudar os empreendedores a compreender os problemas que enfrentam e em muitos casos, podem usar mtodos de entrevista para aprender com as opinies dos clientes e conhecer seus valores e suas crenas. Geralmente, o tamanho da amostra na pesquisa qualitativa pequena.
Erros de Marketing mais Comuns
Muitos empreendedores iniciantes com falta de tempo e dinheiro podem tomar certos atalhos que mais tarde se tornaro uma dor de cabea e o tiro fatalmente poder sair pela culatra. Aqui esto trs armadilhas que voc dever evitar a todo custo:
1. Usar apenas a pesquisa secundria. Se basear apenas no trabalho e nas informaes publicadas por terceiros, mesmo sendo de institutos de pesquisa competentes, no vo lhe dar a imagem completa do problema. Pode ser um timo ponto de partida, mas as informaes que voc receber de uma pesquisa secundria (IBOPE, Nielsen etc) podem estar ultrapassadas. Em plena era da informao, pesquisas do ano passado j podem no refletir o momento social. Voc pode perder detalhes importantes para o seu negcio se confiar apenas nessa categoria de pesquisa.
2. Usar apenas os recursos da Internet. Quando voc usa os motores de busca para coletar informaes, voc recebe apenas o que est disponvel para todos e nem sempre as informaes podem estar totalmente precisas. E se voc no for um especialista e conhecer muito bem a sua rea (a maioria das vezes o empreendedor est justamente pesquisando para conhecer mais sobre seu mercado), voc ser facilmente levado a dar valor a tudo o que vier nas primeiras pginas. Fazer pesquisas usando o Google, o Bing ou qualquer outro mecanismo de busca muito importante e deve ser feito sempre, mas para realizar pesquisas mais profundas e se manter dentro do seu oramento voc deve consultar outras fontes para comparar informaes. Algumas bibliotecas municipais, as Universidades, centros de negcios como o CIESP e aFIESP, e em instituies como o Sebrae e a Endeavor so excelentes referncias. Estes centros de negcios tm um vasto acervo, mesmo em seus sites e podem ser consultados praticamente a qualquer hora do dia.
3. Fazer pesquisas apenas com quem voc conhece. Proprietrios de pequenas empresas (e at de algumas bem grandes), s vezes at por comodismo, entrevistam apenas os membros da famlia e os colegas mais prximos, quando esto realizando uma pesquisa. Saibam, no entanto, que os amigos e a famlia na maioria dos casos, no so as melhores opes de target, pois seu feedback no ser totalmente isento e desvinculado a voc. Para obter informaes mais teis e precisas, voc precisa falar com seus clientes (ou futuros clientes) sobre suas necessidades, desejos e expectativas. No estou dizendo que voc no deve conversar com seus amigos e sua famlia, apenas esteja ciente de que o retorno deles dever ser considerado apenas como uma opinio e no como uma pesquisa de mercado verdadeira.

Em plena era da informao e em um mundo cada vez mais acelerado, cada vez mais difcil de fazer com que seu negcio seja visto e lembrado pelas pessoas. Estar online essencial para qualquer empresa, especialmente em lugares onde voc pode encontrar novos clientes, como as redes sociais. Embora algumas dessas ideias sejam bsicas, elas sempre podero ser utilizadas para fazer com que sua empresa se destaque na Internet. Coloque-as em prtica e bons negcios.

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