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Crie experincias relevantes de marca oferecendo facilidades pelo celular

33% das pessoas ouvidas declararam estar dispostas a pagar para obter o que querem de forma mais rp

Nos ltimos anos, vimos modelos de negcios inovadores e bilionrios sendo construdos em torno de um conceito em comum: a convenincia. Uber, Airbnb, 99, Rappi so alguns dos exemplos clssicos. claro que a tecnologia mobile suporte indispensvel nesses casos. Mas unida a ela est a capacidade de melhorar a experincia das pessoas nas atividades do dia a dia, tornando tudo mais fcil.

Para marcas, a ideia da convenincia no precisa estar restrita criao de produtos, servios ou novos modelos de negcio. Empresas j estruturadas e constitudas no mercado podem oferecer facilidades ao pblico para melhorar a relao com consumidores e tambm para gerar experincias relevantes de branding.

O Po de Acar, por exemplo, est investindo em convenincia pelo celular. Em abril, deu incio aos servios do aplicativo James Delivery em So Paulo. O James Delivery foi adquirido pela companhia em dezembro do ano passado e concorre com os servios j existentes no mercado. A plataforma oficial e exclusiva de entregas das redes de supermercado Extra e Po de Acar.

Mas as solues mobile tambm podem vir de parcerias com aplicativos que j esto no mercado, sem a necessidade de investir pesado para criar a tecnologia em casa. A Renault est oferecendo delivery de test-drive via Rappi. O app disponibilizou um boto especfico para as solicitaes. Os interessados agendam o horrio desejado e a concessionria entrega o carro para experimentao no local indicado.

De acordo com a pesquisa Convenincia: de rpido para surpreendente, divulgada pelo Google em maro, 33% das pessoas ouvidas declararam estar dispostas a pagar para obter o que querem de forma mais rpida. O levantamento ainda mostra que as pessoas associam convenincia com a melhora da sua experincia com o tempo (19%) e com a ajuda da tecnologia (18%).

Segundo dados do Google Internal Data Search, a convenincia um forte apelo para segmentos como transporte, alimentao e entretenimento. As buscas no mundo por termos ligados ao tema compartilhamento de carros cresceram 1.129% em um ano. Para delivery de comida, a alta foi de 682%. J para servios de streaming foi de 123%. Alm disso, a expresso perto de mim cresceu 778% no perodo. E tempo de espera teve alta de 208%.

Para criar experincias relevantes no mobile, dois pontos so cruciais: previsibilidade e personalizao. Prever as necessidades das pessoas possibilita s marcas estarem no lugar certo, no momento certo. Isso possvel com anlise de dados e machine learning. Personalizar a oferta de convenincia outra ttica que torna a experincia de marca mais rica. Aqui o que conta segmentao e inteligncia de dados.

Quando as marcas se colocam como facilitadoras do dia a dia, geram sentimentos positivos nas pessoas. Ainda segundo a pesquisa, quando questionadas sobre os sentimentos inspirados pelos servios de convenincia, 34% dos respondentes se consideram felizes pelo uso, por ganharem tempo para fazer o que realmente importa. Alm disso, 28% se sentem mais inteligentes por poupar tempo e 17% ficam empolgados com a melhora na rotina.